Fernando Alonso diz que as penalizações atribuídas na Fórmula 1 são “aleatórias e inconsistentes” depois de se ter envolvido num incidente com Lance Stroll em que ambos foram castigados pela direção de corrida.
O piloto da McLaren estava a tentar ultrapassar Stroll por fora na travagem para a última chicane, mas um toque entre os dois fez com que o espanhol cortasse a curva.
Stroll foi penalizado em cinco segundos por causar uma colisão e o mesmo acabou por acontecer a Alonso, que terá ganho vantagem ao cortar a pista para regressar na frente do Williams.
“Não há nada a fazer”, disse Alonso. “Falamos sobre estas situações no briefing de sexta-feira e sabemos que um carro não se pode mover em travagem e deixar-te sem espaço.”
“Por isso, a penalização devia ter sido para quem me colocou na relva quando eu estava a ultrapassá-lo por fora, mas não foi isso que aconteceu.”
“É difícil de perceber a decisão. Isto mostra o quão má é a Fórmula 1 a tomar decisões. São aleatórias e inconsistentes.”
“Estava a entrar na última curva, a travar por fora e o outro piloto não meu viu, por isso tive de sair de pista para evitar o contacto.”
“Ele veio pedir-me desculpa porque eu estava na gravilha, mas mesmo assim fui penalizado…”