A AlphaTauri planeia levar a cabo uma drástica mudança na afinação do AT02 para abordar a “inexplicável” falta de ritmo nas duas primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prémio de Portugal.
Pierre Gasly, o mais rápido dos carros da AlphaTauri no dia de abertura da prova portuguesa, registou o sexto tempo na sessão da manhã mas caiu para a 11ª posição no final do dia, terminando atrás dos seus adversários diretos na luta pelo topo do segundo pelotão.
De acordo com o diretor de equipa Franz Tost, uma alteração significativa na afinação do AT02 de Gasly e Yuki Tsunoda é inevitável para que os pilotos possam tentar extrair o máximo do carro na qualificação.
“Estamos demasiado lentos, este é o resumo”, disse Tost. “Ainda não compreendemos exatamente porque é que não tivemos um desempenho tão bom nas duas primeiras sessões como no Bahrain ou em Imola.”
“Temos muito trabalho e exercício para fazer esta noite para encontrar as razões e encontrar uma afinação adequada, mecânica e aerodinamicamente, para melhorar o nosso desempenho.”
“Tivemos problemas de subviragem, sem aderência em algumas curvas, especialmente nas Curvas 4, 11, 12 e 13. Houve por vezes vento de cauda, mas foi o mesmo para os outros carros.”
“Temos simplesmente de mudar muita coisa na afinação na esperança de chegarmos à direção certa para conseguirmos um carro que possa funcionar bem, porque sabemos que temos um carro rápido.”