Valtteri Bottas admite que a Mercedes deveria ter realizado um shakedown com o W12 de 2021 para evitar os problemas que marcaram o primeiro dia de testes de pré-temporada da equipa.
Optando por não levar a cabo o habitual shakedown do novo carro em Silverstone, a equipa campeã em título foi a única que não rodou com o seu monolugar de 2021 antes do primeiro dia do teste do Bahrain.
Normalmente uma das equipas que mais quilómetros acumula nas sessões de testes que antecedem o primeiro Grande Prémio, a Mercedes terminou a manhã com apenas seis voltas após a deteção de um problema na caixa de velocidades durante a primeira saída de Bottas para a pista.
“Eu e a equipa estávamos mesmo ansiosos por entrar em pista”, disse Bottas. “Na primeira volta, a volta de instalação, percebemos que havia um problema com a caixa de velocidade, pelo que tivemos obviamente de localizar o problema e mudar a caixa de velocidades, o que demora muito tempo.”
“Só no final é que tivemos mais algumas voltas, mas depois veio a bandeira vermelha e foi isso. Seis voltas no total, todas com aero rakes no carro, por isso não houve muita rodagem. Não é um início ideal.”
Quando lhe perguntaram se a sua equipa estava agora arrependida por não ter realizado um shakedown, Bottas respondeu: “É muito fácil de dizer depois.”
“Claro que sim, teríamos optado por fazê-lo, mas nos últimos anos tudo tem estado perfeito e algumas coisas já foram testadas no dinamómetro.”
“Portanto sim, agora diríamos que deveríamos ter feito [o shakedown], mas tenho a certeza de que isso será revisto para o próximo ano.”