Yuki Tsunoda, piloto que se estreará na Fórmula 1 com a AlphaTauri em 2021, sublinhou a evolução levada a cabo pela Honda na sua unidade motriz.
O piloto japonês completou 37 voltas durante a sessão da tarde e terminou o primeiro dia de testes de pré-temporada a cerca de meio segundo do tempo estabelecido por Pierre Gasly de manhã – mas realizando a sua volta mais rápida com um composto mais duro (C2 face ao C3 utilizado pelo francês).
No final do dia, Tsunoda destacou o trabalho realizado pelos engenheiros da Honda antes daquela que será a última temporada do fabricante japonês a nível oficial na Fórmula 1.
“Foi muito entusiasmante”, disse Tsunoda sobre o seu dia. “Desfrutei do início ao fim, especialmente com as condições complicadas no início da sessão.”
“Muita areia e menos aderência, mas foi bom para uma estreia na Fórmula 1, porque deu para sentir o limite do downforce, gostei muito.”
“No final, tive um pequeno problema, penso que algo relacionado com o combustível. Fiz 37 voltas e o meu melhor tempo foi feito com o pneu duro, portanto não foi o potencial máximo. Mas foi um bom teste, e é sempre bom ter estes problemas nos testes e não na corrida. Um bom começo.”
Questionado sobre as principais diferenças entre o AT02 de 2021 e o AT01 de 2020, Tsunoda afirmou: “O motor teve uma grande melhoria.”
“É um melhoria bastante boa em comparação com o AT01, portanto acho que começamos bem. Também penso que demos um bom passo na direção, tenho mais confiança à entrada para as curvas. Para mim, isso é algo muito bom e positivo.”