Fórmula 1

Bottas termina em quinto e vence especial na estreia nos ralis na neve da Finlândia

Valtteri Bottas estreou-se nos ralis com um quinto lugar e uma vitória numa classificativa aos comandos de um Ford Fiesta WRC no Rali do Ártico.

Competindo na prova inaugural do Campeonato da Finlândia de Ralis com um carro semelhante àquele que a M-Sport está a utilizar este fim de semana no Rali de Monte Carlo, Bottas enfrentou adversários que tripulavam os menos potentes R5, que são normalmente utilizados no WRC2 e na maioria dos campeonatos nacionais espalhados pela Europa.

No entanto, e apesar de ter um carro teoricamente superior, Bottas estreou-se nos ralis sob condições adversas e numa prova bastante competitiva, tendo disputado as posições cimeiras com pilotos experientes e que são presença habitual no campeonato finlandês.

Depois de um início cauteloso, com um sétimo e um nono tempos na secção inaugural do rali, Bottas aumentou o ritmo na noite de sexta-feira e ascendeu ao quinto posto, posição que acabaria por manter até ao final.

Num segundo e último dia em que imprimiu um ritmo mais regular, Bottas aproveitou para brilhar na especial mais curta do rali ao bater o Skoda Fabia R5 de Henrik Pietarinen por 2,5s.

Bottas foi navegado pelo experiente Timo Rautiainen, que juntamente com Marcus Gronholm se sagrou campeão do mundo de ralis em 2000 e 2002.

O rali foi ganho por Emil Lindholm, que estreou o novo Volkswagen Polo GTI R5 a pensar no Rali da Suécia, prova que decorrerá no próximo mês de Fevereiro e que contará para o Campeonato do Mundo de Ralis.

Mika Salo, ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1, também participou na prova finlandesa e recuperou do 43º posto obtido na primeira especial até a um 11º lugar na classificação final.

 

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo