Valtteri Bottas estreou-se nos ralis com um quinto lugar e uma vitória numa classificativa aos comandos de um Ford Fiesta WRC no Rali do Ártico.
Competindo na prova inaugural do Campeonato da Finlândia de Ralis com um carro semelhante àquele que a M-Sport está a utilizar este fim de semana no Rali de Monte Carlo, Bottas enfrentou adversários que tripulavam os menos potentes R5, que são normalmente utilizados no WRC2 e na maioria dos campeonatos nacionais espalhados pela Europa.
No entanto, e apesar de ter um carro teoricamente superior, Bottas estreou-se nos ralis sob condições adversas e numa prova bastante competitiva, tendo disputado as posições cimeiras com pilotos experientes e que são presença habitual no campeonato finlandês.
Depois de um início cauteloso, com um sétimo e um nono tempos na secção inaugural do rali, Bottas aumentou o ritmo na noite de sexta-feira e ascendeu ao quinto posto, posição que acabaria por manter até ao final.
Num segundo e último dia em que imprimiu um ritmo mais regular, Bottas aproveitou para brilhar na especial mais curta do rali ao bater o Skoda Fabia R5 de Henrik Pietarinen por 2,5s.
Bottas foi navegado pelo experiente Timo Rautiainen, que juntamente com Marcus Gronholm se sagrou campeão do mundo de ralis em 2000 e 2002.
Mika Salo, ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1, também participou na prova finlandesa e recuperou do 43º posto obtido na primeira especial até a um 11º lugar na classificação final.