‘Dual Axis Steering’ é a designação dada pela Mercedes ao sistema inovador estreado em Barcelona. James Allison, diretor técnico da equipa, acredita que o movimento do volante poderá ajudar os pilotos ao longo da temporada e garante não estar a incorrer em qualquer ilegalidade.
Imagens a bordo do carro de Lewis Hamilton mostraram o volante a mover-se na sua direção nas retas e a afastar-se novamente durante as curvas, um sistema que deverá ter o objetivo de reduzir a pressão aplicada nos pneus dianteiros, fazendo que com estes não sobreaqueçam e permitindo uma maior velocidade de ponta.
“Não vou elaborar muito mais do que aquilo que viram na televisão, mas temos um sistema no carro, é uma ideia nova”, disse Allison. “Temos um nome para isso, é a direção de eixo duplo e introduz uma dimensão extra para o piloto, esperamos que seja útil durante o ano.”
“Mas a forma como o usamos e onde o usamos é algo que guardaremos para nós mesmos.”
Quando lhe perguntaram se estava preocupado com a possibilidade de o sistema ser considerado ilegal, Allison afirmou: “Nem por isso”.
“Isto não é uma novidade para a FIA. É um assunto que temos abordado com eles há algum tempo. As regras são bem claras sobre o que é permitido nos sistemas de direção e sentimo-nos confiantes de que corresponde a todos esses requisitos.”
“Estou satisfeito por ter o sistema no carro e descobriremos ao longo dos próximos dias até que ponto é benéfico para nós.”