Charles Leclerc afirmou que a inconsistência no comportamento do Ferrari SF23 faz com que seja “incrivelmente difícil” ganhar confiança e pilotar perto do limite.
O piloto monegasco arrancou da sétima posição para o Grande Prémio de Miami após ter protagonizado um acidente na sessão de qualificação e enfrentou dificuldades para progredir durante a corrida.
Embora tenha chegado a rodar em sexto e atrás do seu colega de equipa, Leclerc acabou por ser ultrapassado pelo Mercedes de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas da prova norte-americana.
“Estava a falar com o Carlos e basicamente concordámos que temos um carro que é incrivelmente difícil de levar ao limite”, disse Leclerc. “O que nos está a faltar é a consistência do carro.”
“Tenho dificuldade em encontrar uma explicação para o facto de estarmos tão longe na corrida e tão perto na qualificação. Somos competitivos na qualificação, mas quando chegamos ao dia da corrida, enfrentamos enormes dificuldades.”
“A janela do nosso carro é muito estreita e sempre que te desvias um pouco, isso tem consequências enormes no equilíbrio.”
“Nem sequer é de curva para curva, simplesmente na mesma curva posso ter sobreviragem e depois subviragem. O nosso carro é muito afetado pelo vento.”
“Este ano temos um carro que é muito mais sensível ao vento e estamos a ter muito mais dificuldades com isso. Por isso, há muito trabalho a fazer a esse nível.”
“É sempre uma incógnita se o carro vai reagir bem, se os pneus vão estar na janela certa. É muito difícil para um piloto ganhar confiança e adaptar a condução, porque de um jogo de pneus para o outro o carro está numa janela completamente diferente.”
Questionado sobre a importância das evoluções que a Ferrari planeia introduzir, Leclerc respondeu: “Bem, serão muito importantes, porque estamos muito longe. Mesmo muito, muito longe.”
Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Ferrari, também identificou a inconsistência no comportamento do carro como um aspeto a melhorar.
“No geral, foi um fim de semana difícil”, afirmou. “Na qualificação o ritmo foi decente, mas tivemos uma corrida difícil.”
“O primeiro stint correu bastante bem para o Carlos, ele perdeu alguns segundos no primeiro terço da corrida e perdeu 25 segundos nos últimos dois terços.”
“Fomos demasiado inconsistentes de um carro para o outro e de uma volta para a outra. Temos de perceber porquê.”
“Para o Charles foi o oposto, ele estava em boa forma em algumas fases do segundo stint com os duros, mas estava com muito mais dificuldades na primeira parte da corrida.”