Valtteri Bottas admite que poderia ter cedido a posição a Lewis Hamilton numa fase mais inicial da volta apesar de ter recebido instruções da equipa para não dificultar a vida ao britânico em Barcelona.
Hamilton caiu para trás de Bottas ao realizar uma segunda paragem nas boxes com o intuito de partir em busca da liderança de Max Verstappen com pneus em melhor estado do que o holandês.
Embora tenha sido informado sobre a aproximação do seu colega de equipa, Bottas demorou cerca de meia volta para ceder a posição a Hamilton, fazendo com que o líder do campeonato perdesse cerca de um segundo e meio face às voltas anteriores.
Bottas explicou após a corrida que estava focado em abrir uma vantagem para o Ferrari de Charles Leclerc para poder parar de novo nas boxes e atacar o ponto referente à volta mais rápida com pneus macios no final da corrida.
“Sem dúvida que poderia tê-lo deixado passar mais cedo, mas também estava a fazer a minha própria corrida”, disse o finlandês. “Estava muito preocupado por não querer perder muito tempo. Portanto, trata-se de equilibrar as coisas.”
“Claro que, como piloto de corridas, dás prioridade a ti próprio, à tua corrida, mas também trabalhámos em equipa para não arruinarmos a vitória da equipa se isso for possível. Tentei fazer o melhor que pude pela equipa e por mim próprio.”
“Disseram-me para não o atrasar muito, mas como disse, também estava a fazer a minha própria corrida. E não estou aqui para deixar passar pessoas, estou aqui para correr.”