A Federação Internacional do Automóvel explicou que o Grande Prémio de Itália terminou atrás do Safety Car porque o incidente de Daniel Ricciardo não foi suficientemente severo para causar um período de bandeira vermelha.
Cinco voltas antes da bandeirada de xadrez, Ricciardo imobilizou o seu McLaren em pista devido a um problema relacionado com a unidade motriz do MCL36.
O facto de o procedimento de extração do carro do australiano ter requirido a utilização de uma grua levou a que a Fórmula 1 ficasse sem tempo para recomeçar a corrida.
Um porta-voz do órgão governativo do desporto respondeu às sugestões de que a direção de corrida deveria ter mostrado uma bandeira vermelha que possibilitasse a retoma da prova.
“Embora todos os esforços tenham sido feitos para recuperar rapidamente o carro #3 e retomar a corrida, os comissários não conseguiram colocar o carro em neutro e empurrá-lo para a via de serviço”, afirmou.
“Como a segurança da operação de recuperação é a nossa única prioridade e o incidente não foi suficientemente significativo para provocar uma bandeira vermelha, a corrida terminou atrás do Safety Car, em conformidade com os procedimentos acordados entre a FIA e todos os concorrentes.”
“O timing do período de Safety Car numa corrida não tem influência neste procedimento.”