A Fórmula 1 realizará uma sessão de treinos extra antes da sprint shootout do Grande Prémio do Qatar e poderá exigir uma corrida de três paragens devido a preocupações com falhas nos pneus.
Este sábado, a Federação Internacional do Automóvel anunciou que a Pirelli identificou um problema com os pneus utilizados pelos pilotos nas sessões de sexta-feira em Losail, possivelmente motivado pelos corretores do traçado.
Como medida de segurança, a Fórmula 1 alterou os limites de pista nas Curvas 12 e 13 e agendou uma sessão de 10 minutos para que os pilotos se familiarizem com a novidade.
“Na sequência da análise padrão dos pneus usados durante o Treino Livre 1 de ontem, em que pneus usados por aproximadamente 20 voltas são examinados pela Pirelli para verificar vários parâmetros de segurança, uma separação na parede lateral entre o composto de cobertura e as cordas da carcaça em muitos dos pneus que foram verificados foram descobertos”, lê-se no comunicado da FIA.
“Na opinião da FIA e da Pirelli, um número significativo de voltas adicionais com estes pneus poderia resultar em danos circunferenciais dos pneus com subsequente perda de ar, e os pneus analisados com números de voltas mais baixos mostraram uma extensão muito reduzida do problema.”
“Este problema foi provavelmente causado pela interferência de alta frequência entre a parede lateral do pneu e os corretores em forma de pirâmide de 50 milímetros utilizados extensivamente neste circuito, agravada pela propensão de andar nesses corretores.”
“As seguintes ações serão tomadas por motivos de segurança em resposta a este problema:
– Os limites da pista nas curvas 12-13 serão revistos.
– Haverá uma Sessão de Familiarização de 10 minutos, marcada para as 16h00 locais, após a revisão dos limites da pista, para permitir que os pilotos se ajustem às mudanças. O Sprint Shootout terá, portanto, início 20 minutos depois do previsto (16h20 locais).
– Haverá uma extensa análise dos pneus após o Sprint (19 voltas), para decidir se é necessário tomar mais medidas antes do Grande Prémio.
– Caso o problema ainda seja evidente, emitiremos a seguinte diretriz para o Grande Prémio de domingo, por motivos de segurança:
– O parâmetro de vida útil dos pneus não deve exceder 20 para pneus novos utilizados na corrida. Este número subiria para 22 para quaisquer pneus usados instalados na corrida, para contabilizar as voltas de entrada e saída na qualificação.
– Todos os pilotos serão obrigados a realizar pelo menos três pitstops para troca de pneus durante a corrida.
A Pirelli e a FIA realizarão extensas pesquisas e simulações para estabelecer com total confiança as razões por trás deste problema e trabalhar em soluções para evitá-lo no futuro.”