A Fórmula 1 e a Mercedes condenaram a linguagem racista utilizada por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton.
O tricampeão do mundo utilizou um termo pejorativo num podcast brasileiro quando recordava a colisão entre Hamilton e Max Verstappen em Silverstone.
Em comunicado, a Fórmula 1 criticou a escolha de palavras de Piquet e sublinhou o contributo de Hamilton para os avanços ao nível da diversidade.
“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem lugar na nossa sociedade”, lê-se. “O Lewis é um embaixador incrível para o desporto e merece respeito.”
“Os seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual nos comprometemos na Fórmula 1.”
Reagindo ao incidente, a Mercedes referiu que “condenamos veementemente qualquer uso de linguagem racista e discriminatória.”
“O Lewis tem liderado os esforços do nosso desporto para combater o racismo. Ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora de pista.”
“Juntos, partilhamos uma visão para um desporto mais diversificado e inclusivo. Este incidente sublinha a importância fundamental de continuarmos a lutar por um futuro mais brilhante.”