Na sequência de uma decisão tomada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, as equipas não estão autorizadas a desenvolver os seus carros para a nova era da Fórmula 1 ao longo deste ano.
Com a pandemia de coronavírus a continuar a afetar a Fórmula 1, o Conselho Mundial de Automobilismo aprovou esta terça-feira diversas alterações regulamentares para responder à situação de constante mudança global.
Entre essas alterações, encontra-se a confirmação da proibição do desenvolvimento aerodinâmico para os regulamentos de 2022 durante o ano de 2020.
Recorde-se que a introdução dos novos regulamentos foi recentemente adiada de 2021 para 2022, sendo que as medidas hoje anunciadas surgem da intenção de reduzir os custos antes de um período em que as equipas receberão menos receitas.
Para além disso, a FIA confirmou que não precisará da aprovação das equipas para elaborar um renovado calendário de 2020, ainda que se comprometa a ter em conta “os valores comerciais da Fórmula 1” e a contenção de custos.
Foram também levadas a cabo alterações ao nível do número de componentes que as equipas poderão utilizar caso o calendário não ultrapasse as 14 corridas – com o limite a passar de três para dois motores.
Foi ainda adicionada uma sessão de testes direcionada para jovens pilotos após o último Grande Prémio da temporada, onde as equipas poderão estar presentes com dois carros.