A primeira exposição internacional organizada pela Fórmula 1 abrirá esta sexta-feira portas ao público em Madrid.
O centro de congressos da capital espanhola será, ao longo dos próximos quatro meses, palco de uma exibição que oferece uma perspetiva única da Fórmula 1 através de “um espetáculo imersivo com uma série de artefactos e contribuições de equipas lendárias, peritos e personalidades do desporto”.
Em destaque na exibição estarão os restos do Haas utilizado por Romain Grosjean no dramático Grande Prémio do Bahrain de 2020 e o AlphaTauri com o qual Pierre Gasly triunfou no Grande Prémio de Itália, expostos nas salas ‘Survival’ e ‘Monza Miracle’, respetivamente.
A Formula 1 Exhibition, experiência com uma duração aproximada de 90 minutos, conta com cinco outras salas temáticas: ‘Once Upon a Time in Formula 1’, ‘Design Lab’, ‘Drivers and Duels’, ‘Revolution By Design’ e ‘The Pit Wall’.
Once Upon A Time In Formula 1
Combina uma galeria de fotografias de larga escala com a exibição de peças nunca antes vistas e documentários curtos que incluem centenas de entrevistas de algumas das personalidades mais importantes do desporto.
Design Lab
Sala dedicada às fábricas que oferece um raro vislumbre sobre como cinco equipas de Fórmula 1 desenvolvem meticulosamente os diferentes componentes para o carro. Inclui diversas partes e componentes individuais, assim como uma unidade motriz híbrida da Ferrari.
Drivers and Duels
Com um design inspirado num circuito, esta sala inclui um ‘Hall of Fame’ que celebra os pilotos mais icónicos e as corridas mais lendárias da Fórmula 1, bem como uma coleção única de artefactos históricos.
Revolution By Design
Desenvolvida em estreita colaboração com diversas equipas, esta sala aborda algumas das inovações revolucionárias da Fórmula 1 e expõe carros lendários do desporto.
The Pit Wall
A última sala da exposição oferece um espetáculo de som e luz imersivo que retrata alguns dos momentos mais marcantes dos 70 anos da Fórmula 1.
“É um prazer estar aqui em Madrid para abrir oficialmente esta espetacular exposição”, disse Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1. “Estou particularmente entusiasmado com o facto de os nossos apaixonados fãs espanhóis terem a oportunidade de experienciar pela primeira vez este espetáculo de cortar a respiração.”
“Estou grato a todos os que ajudaram a capturar o coração e a alma do desporto nesta exposição. Ela celebra a história da Fórmula 1 de forma inovadora e envolvente. Sei que os nossos fãs em todo o mundo vão adorar.”