Fórmula 1

Grosjean diz que reinícios de corrida na grelha de partida podem ser caóticos

Romain Grosjean acredita que alguns reinícios de corrida na Fórmula 1 podiam ser caóticos se os pilotos não tivessem pneus novos após uma bandeira vermelha.

De acordo com o Motorsport.com, está a ser discutida a possibilidade de haver partidas paradas após os períodos de bandeira vermelha, com o Safety Car a levar os carros até à grelha de partida.

Ainda que os pilotos estejam autorizados a colocar pneus novos enquanto aguardam pelo reinício da corrida na via das boxes, é possível que as equipas já só tenham compostos usados à disposição.

Segundo Grosjean, que testou este conceito na grelha de partida no final do dia de ontem, os pneus usados e a volta em ritmo lento até à grelha de partida significariam pouca aderência e um cenário caótico no arranque.

“Pode ser o caos”, disse Grosjean. “Podes perder o carro em linha reta, Honestamente, não me diverti muito, foi complicado.”

“O [Valtteri] Bottas estava à minha frente e também estava em dificuldades.”

Grosjean diz que se um piloto estiver com pneus novos e o outro não, podem-se perder “25 segundos na primeira volta”.

“É inguiável”, acrescentou. “Eu era um dos primeiros carros na grelha e fiquei lá com o Bottas durante algum tempo. Quando reiniciamos parecia que estava a chover e nós estávamos de slicks.”

“Em algumas pistas pode não haver problema porque é possível gerar temperatura nos pneus. O Canadá é bom, mas aqui ou na China não tenho a certeza de que recuperes essa temperatura.”

O diretor da GPDA – a associação dos pilotos da Fórmula 1 – irá reportar a sua experiência a Alexander Wurz, presidente do grupo.

“Vou dizer que do meu ponto de vista foi perigoso”, refere Grosjean. “Talvez os outros não sintam o mesmo, mas não me sinto confiante com pneus frios.”

Gunther Steiner, diretor de equipa da Haas, disse que os reinícios com partida parada “seriam mais interessantes” mas podem causar “consequências inesperadas.”

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo