Sebastian Vettel e a Ferrari recorreram pela primeira vez aos pneus mais macios e estabeleceram um novo recorde do circuito em Barcelona.
Numa altura em que já se encontrava no topo da tabela de tempos com uma volta em 1:18.079 realizada com pneus ultramacios, Vettel regressou à pista com os hipermacios para melhorar progressivamente e terminar a manhã a fazer 1:17.182.
O alemão é para já o único piloto a ter entrado no segundo 17, batendo o anterior recorde de Daniel Ricciardo por quase um segundo.
Kevin Magnussen também impressionou ao rodar em 1:18.360 para ser o segundo mais rápido com um Haas VF-18 equipado com supermacios.
Logo atrás do dinamarquês surge o Renault de Nico Hulkenberg, que utilizou hipermacios na sua volta mais rápida.
Pierre Gasly foi outro dos pilotos que tirou partido dos hipermacios para entrar no segundo 18 e ser apenas 83 milésimos de segundo mais lento do que Hulkenberg.
Numa manhã em que a McLaren completou 41 voltas, Stoffel Vandoorne fez a volta mais rápida da equipa nos testes de pré-temporada e foi quinto, a 1,7s do tempo de Vettel e também com pneus hipermacios.
Naquela que deverá ter sido uma simulação de qualificação para a Sauber, Marcus Ericsson levou o C37 ao sexto posto com hipermacios.
Na Mercedes, a manhã foi passada com Valtteri Bottas a fazer longas séries de voltas com os pneus médios para terminar na sétima posição.
Robert Kubica deu à Williams o melhor tempo dos testes de pré-temporada ao ser oitavo com supermacios montados no FW41, ficando à frente do Force India de Sergio Pérez e do Red Bull de Max Verstappen.
Classificação da manhã do penúltimo dia de testes em Barcelona