Depois de arrancar da pole position em Melbourne, Lewis Hamilton diz que não fez um trabalho suficientemente bom para manter a primeira posição mas destaca a exibição “excecional” de Valtteri Bottas e da Mercedes num fim de semana em que a equipa alcançou o máximo de pontos possível.
O britânico foi ultrapassado por Valtteri Bottas ainda antes da primeira curva e foi forçado a parar cedo para proteger a segunda posição do Ferrari de Sebastian Vettel.
No final, o campeão do mundo terminou a mais de 20 segundos do seu colega de equipa após um turno de 43 voltas com os pneus médios.
“Não fiz um trabalho suficientemente bom”, disse Hamilton sobre a corrida. “Perdi a posição no arranque e a minha corrida ficou praticamente decidida, a partir daí foi trazer o carro até ao final e somar os pontos.”
“Tive de parar muito cedo para cobrir a Ferrari e tive um longo, longo turno, por isso fiz o resto da corrida com muitas cautelas para garantir que tinha pneus no final.”
Danos no fundo plano do carro de Hamilton foram descobertos pela equipa após o final da corrida, mas não é claro quando e como isso aconteceu e de que forma condicionou a prestação do britânico.
Apesar da sua deceção pessoal, o seu colega de equipa conquistou 26 pontos pela vitória e pela volta mais rápida, o que levou Hamilton a admitir que os 44 pontos da Mercedes na Austrália representam um excelente fim de semana de abertura da temporada.
“Foi um fim de semana incrível para a equipa, saímos de Melbourne com o máximo de pontos possível”, acrescentou. “O Valtteri fez um trabalho excecional, parabéns para ele.”
“Mostramos um grande desempenho hoje e precisamos de continuar assim, temos uma longa temporada pela frente.”