Sebastian Vettel afirma que a confiança que tinha no carro durante os testes de Barcelona não se repetiu no Grande Prémio da Austrália e admite que foi “chocante” ver o quão fácil foi para a Mercedes vencer em Melbourne.
Vettel e a Ferrari eram por muitos considerados os favoritos à vitória em Melbourne mas a desvantagem face à Mercedes começou a ser notória na qualificação, quando Hamilton bateu o mais rápido dos Ferraris por sete décimos.
Não conseguindo defender-se do ataque de Max Verstappen na corrida, o alemão terminou num distante quarto posto e a mais de 50 segundos do Mercedes de Valtteri Bottas.
“Muito menos aderência”, respondeu Vettel quando questionado sobre as diferenças entre Melbourne e os testes. “Em Barcelona estávamos satisfeitos com o carro desde o primeiro dia.”
“O equilíbrio estava certo e o carro estava a responder àquilo que eu pedia, tinha muita confiança. Isso não aconteceu este fim de semana, não tive a mesma confiança que em Barcelona e o carro não estava a fazer aquilo que eu pedia.”
“Houve alguns vislumbres de pontos em que estávamos fortes e penso que o nosso desempenho em algumas das curvas foi muito bom. Mas na maioria das curvas não foi. É por isso que fomos mais lentos que os outros.”
“É um ano longo e precisamos de perceber o que se passou”, acrescentou. “É surpreendente e chocante ver o quão distante a Mercedes estava e o quão fácil foi para eles hoje. Quanto a nós, teremos de olhar para nós mesmos e ver o que podemos fazer nas próximas duas semanas.”