Lewis Hamilton conquistou a 89ª pole position da sua carreira – e a primeira da temporada – numa sessão de qualificação marcada pela chuva no Red Bull Ring.
Numa qualificação que começou 45 minutos depois da hora prevista, os pilotos realizaram todas as sessões com os pneus de chuva da Pirelli e foi o hexacampeão do mundo que lidou melhor com as condições adversas, batendo Max Verstappen por mais de um segundo.
O piloto da Red Bull cometeu um erro na sua derradeira tentativa e não conseguiu aproximar-se do tempo de Hamilton, garantindo, ainda assim, um lugar na primeira linha ao lado do britânico.
Depois de Lando Norris ter brilhado na qualificação da semana passada, desta vez foi Carlos Sainz a colocar um McLaren na segunda linha, realizando a sua melhor qualificação de sempre para assegurar o terceiro posto.
Não conseguindo repetir a pole alcançada há uma semana, Bottas estabeleceu o quarto tempo, enquanto Esteban Ocon completou os cinco primeiros com o Renault.
Embora tenha levado o segundo McLaren ao sexto lugar, Norris arrancará de nono devido a uma penalização de três lugares na grelha.
Alex Albon colocou o outro Red Bull em sétimo e terminou na frente do AlphaTauri de Pierre Gasly, ao passo que o Renault de Daniel Ricciardo e o Ferrari de Sebastian Vettel fecharam os dez primeiros no Red Bull Ring.
Pela segunda semana consecutiva, a Ferrari perdeu um dos seus carros no Q2, já que Charles Leclerc não foi além do 11º posto em Spielberg.
George Russell colocou um Williams na segunda fase da sessão de qualificação pela primeira vez desde o Grande Prémio do Brasil e alinhará na 12ª posição para a corrida.
O Racing Point de Lance Stroll, o AlphaTauri de Daniil Kvyat e o Haas de Kevin Magnussen também ficaram pelo caminho no Q2.
Kimi Raikkonen, Sergio Pérez, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi e Romain Grosjean ficaram de fora no Q1 e ocuparão as últimas posições na grelha de partida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Estíria