Lewis Hamilton tornou-se o primeiro piloto a atingir a incrível marca das 100 pole positions na Fórmula 1 ao superar Max Verstappen por 36 milésimos de segundo na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha.
O líder do campeonato estabeleceu um tempo de 1:16.741 para colocar o Mercedes na primeira posição da grelha de partida para a corrida de amanhã em Barcelona.
Com uma volta em 1:16.777, Max Verstappen garantiu um lugar na primeira linha para uma corrida que pode ficar marcada por um novo capítulo do duelo entre o holandês e Hamilton.
Não conseguindo repetir a prestação que lhe deu a pole no Grande Prémio do passado fim de semana em Portimão, Valtteri Bottas arrancará da terceira posição e partilhará a segunda linha com o Ferrari de Charles Leclerc, líder do segundo pelotão em Barcelona.
Esteban Ocon esteve em bom plano e fez ainda melhor do que em Portimão para se qualificar na quinta posição, diante do Ferrari de Carlos Sainz.
Pela primeira vez desde que se juntou à McLaren, Daniel Ricciardo levou a melhor sobre o seu colega de equipa ao ser o sétimo mais rápido na sessão de qualificação.
Sergio Pérez, que não evitou um pião que comprometeu a sua primeira tentativa, não foi além do oitavo posto, com o McLaren de Lando Norris e o Alpine de Fernando Alonso a completarem os dez primeiros.
O Aston Martin de Lance Stroll falhou o acesso ao Q3 por oito milésimos de segundo e alinhará na grelha de partida à frente do AlphaTauri de Pierre Gasly, do segundo AMR21 de Sebastian Vettel, do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e do Williams de George Russell.
Eliminados na primeira fase da sessão de qualificação ficaram o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Haas de Mick Schumacher, o Williams de Nicholas Latifi e o outro VF-21 de Nikita Mazepin.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha
