Lewis Hamilton começou o fim de semana da melhor forma e foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da China.
O piloto da Mercedes ainda protagonizou um pião mas estabeleceu o tempo de 1:33.999 com pneus macios para deixar o Ferrari de Kimi Raikkonen equipado com ultramacios a mais de três décimos de segundo.
À semelhança do seu colega de equipa, Valtteri Bottas rodou com macios na sua volta mais rápida para ficar a cerca de um décimo de Raikkonen.
Na Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen recorreram aos ultramacios para ficarem, respetivamente, em quarto e quinto e baterem o SF71H de Sebastian Vettel montado com o mesmo composto da Pirelli.
Os Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean e os Renault de Carlos Sainz e Nico Hulkenberg completaram o top 10, embora a equipa americana tivesse utilizado ultramacios e a francesa macios.
A McLaren chegou a estar em pista com os ultramacios mas não entrou nos dez primeiros, terminando a sessão com Alonso em 12º – atrás de Pierre Gasly – e Stoffel Vandoorne em 18º.
Com uma estratégia diferente das outras equipas, a Force India realizou toda a sessão com os pneus médios – os mais duros disponíveis em Shanghai. Ainda assim, Sergio Perez foi 13º e Esteban Ocon 14º numa tabela de tempos encerrada pelo Williams de Lance Stroll.
Classificação da primeira sessão de treinos livres em Shanghai