Lewis Hamilton conquistou a 99ª vitória da carreira ao ultrapassar Charles Leclerc a três voltas do final de uma corrida marcada por uma colisão entre o britânico e Max Verstappen.
Os dois principais protagonistas da luta pelo título arrancaram da primeira linha da grelha de partida e travaram uma espetacular batalha roda com roda ao longo das primeiras curvas da corrida.
No entanto, na primeira passagem pela curva Copse, a nona do traçado britânico, uma colisão entre Verstappen e Hamilton no momento em que o britânico tentava superar o holandês resultou num forte impacto do Red Bull com as barreiras de proteção.
O inevitável abandono de Verstappen e os estragos na asa dianteira do Mercedes de Hamilton promoveram Leclerc à liderança da corrida em Silverstone.
Alinhando na primeira posição para o reinício de corrida, Leclerc conseguiu manter-se à frente e construir uma vantagem de dois segundos sobre um Hamilton que tinha entretanto trocado a asa do seu carro durante o período de bandeira vermelha.
Problemas intermitentes na entrega de potência do motor da Ferrari permitiram que Hamilton se aproximasse e pudesse tirar partido do DRS para atacar Leclerc, mas a situação na frente da corrida não se alterou até ao período de paragens nas boxes.
Embora tenha caído para terceiro após ter cumprido a penalização de 10 segundos atribuída pelos comissários desportivos por ter sido considerado o responsável pela colisão com Verstappen, Hamilton ascendeu de novo ao segundo posto com a colaboração de Valtteri Bottas e partiu em busca do Ferrari de Leclerc, ultrapassando-o na volta 50 de 52 para regressar às vitórias em 2021.
O segundo lugar de Leclerc representou, ainda assim, o primeiro pódio do piloto monegasco desde o Grande Prémio da Grã-Bretanha do ano passado.
Lando Norris terminou em quarto e alcançou o seu nono top 5 em 10 corridas, enquanto Daniel Ricciardo assegurou o seu melhor resultado desde que se juntou à McLaren ao cruzar a linha de meta em quinto.
Carlos Sainz, 11º na grelha de partida, recuperou até sexto e ficou apenas oito décimos de segundo atrás do McLaren de Ricciardo depois de ter atacado a posição do australiano nas últimas voltas.
Fernando Alonso e Esteban Ocon levaram os carros da Alpine à sétima e nona posições, ao passo que Lance Stroll se intrometeu entre o espanhol e o francês ao ser oitavo.
Yuki Tsunoda viu a bandeira de xadrez na 10ª posição e pontuou pela terceira vez na temporada de 2021.
Classificação do Grande Prémio da Grã-Bretanha