Christian Horner afirmou que Max Verstappen estabeleceu o objetivo de vencer o Grande Prémio do Japão com uma margem de 20 segundos após a difícil corrida de Singapura.
O heptacampeão do mundo superou o McLaren de Oscar Piastri por quase seis décimos de segundo na sessão de qualificação em Suzuka e terminou a corrida com 19,3s de vantagem sobre o outro MCL60 de Lando Norris.
O triunfo do neerlandês no Japão permitiu à Red Bull garantir o seu sexto título de construtores na Fórmula 1.
Após a corrida, Horner referiu que as dificuldades enfrentadas no Grande Prémio de Singapura deram uma motivação extra ao bicampeão do mundo para a ronda do Japão.
“Joguei padel com o Max na quarta-feira e ele estava muito entusiasmado e disse: ‘Quero ganhar a corrida por 20 segundos'”, revelou Horner. “E, para ser justo, ele ficou a sete décimos de conseguir isso.”
“Desde a primeira volta no primeiro treino livre, com o pneu duro, ele foi 1,8 segundos mais rápido do que o resto do pelotão com pneus médios ou macios. Ele estava totalmente concentrado neste evento.”
“É um circuito que ele adora e desfruta. É um dos melhores circuitos para pilotos. Foi um desempenho extraordinário.”
“O Max está absolutamente no topo do seu jogo. É o melhor piloto da Fórmula 1 neste momento e tudo está a correr bem – carro, piloto, equipa em total harmonia.”
“Foi um desempenho extraordinário. A última volta dele na qualificação tem de estar ao nível de uma das melhores voltas de sempre.”
“Depois, apesar de não ter feito o melhor dos arranques, ele conseguiu manter-se na liderança, construir uma vantagem dominadora e controlar a corrida.”