• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Quinta-feira, Novembro 13, 2025
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Horner: “Perdemos 10% nos testes aerodinâmicos, mas ganhamos 25% em motivação”

F1PT F1PT
28/10/2022
Horner: “Perdemos 10% nos testes aerodinâmicos, mas ganhamos 25% em motivação”
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Christian Horner diz que a “drástica” redução de 10% no tempo referente ao desenvolvimento aerodinâmico poderá custar à Red Bull até meio segundo por volta, mas acredita que a equipa conseguirá manter-se no topo da Fórmula 1 em 2023.

A equipa de MIlton Keynes recebeu uma multa no valor de sete milhões de dólares e uma redução de 10% nos testes aerodinâmicos de desenvolvimento do carro por ter violado o teto orçamental em 2021.

“Obviamente, houve um debate sobre a sanção e o tamanho da sanção”, começou por dizer Horner. “O debate foi adiado devido à triste notícia sobre Dietrich Mateschitz no fim de semana passado, mas foi concluído no início deste semana.”

“Foi-nos aplicada uma penalização significativa de sete milhões de dólares, que é uma enorme quantidade de dinheiro que temos de pagar num período de 30 dias.”

“Obviamente, a parte mais drástica é a penalização desportiva, que é uma redução de 10% na nossa capacidade de utilizar o túnel de vento e ferramentas aerodinâmicas. Já ouvi pessoas a dizer hoje que isso é insignificante. Deixem-me dizer-vos agora, é uma quantidade enorme.”

“Isso representa algo entre um quarto e meio segundo de tempo por volta. Isso tem um efeito direto no carro do próximo ano e estará em vigor por um período de 12 meses.”

O facto de a Red Bull ter conquistado o título de construtores significa que a equipa já teria menos 5% de tempo no túnel de vento do que o segundo classificado no campeonato – 70% face aos 75% da equipa que terminar atrás de si.

Com esta penalização, a equipa passará a ter um coeficiente de 63% do tempo para testes aerodinâmicos.

“Ao ganhar os construtores, obviamente, tornamo-nos vítimas do nosso próximo sucesso”, acrescentou. “Para além desses 10%, temos 5% de desvantagem incremental em relação ao segundo e terceiro classificados.”

“Por isso, teremos menos 15% de tempo de túnel de vento do que a equipa que ficar em segundo e menos 20% do que o terceiro lugar. Mais uma vez, uma quantidade drástica. Portanto, esses 10% terão impacto no nosso desempenho em pista no próximo ano.”

Horner voltou a garantir que o gasto excessivo de 2,2 milhões de dólares não teve qualquer influência no desempenho do monolugar da equipa.

“Mantenho a posição de que o benefício foi zero”, afirmou. “Se excedemos o limite por termos pago o subsídio de doença, se passámos o limite por termos pago a pessoas que acreditávamos que não estavam dentro do limite, como os custos relacionados com o catering, nem um cêntimo foi gasto no desempenho do carro.”

“E surpreende-me que não tenha havido outras equipas a enfrentar esta situação, mas é bom para elas que tenham estado em total conformidade.”

“Há lições a aprender. Se vimos algum desempenho em pista? Não, não vimos. Haverá coisas que podemos fazer melhor do ponto de vista contabilístico? Claro que sim. Mas não apenas do nosso lado, penso que de todos os lados.”

Horner acredita que as restantes equipas reuniram esforços para que o órgão governativo do desporto impusesse a penalização que mais prejudicasse o desempenho em pista.

“Isto dá uma vantagem aos nossos concorrentes, e é por isso que eles estavam a pressionar tanto para uma penalização drástica”, referiu. “Vamos ter de trabalhar incrivelmente duro no tempo que temos disponível, e vamos ter de ser eficientes com o nosso tempo e com o programa que escolhemos fazer no túnel de vento.”

“Tenho plena confiança na nossa equipa, na capacidade da nossa equipa. Penso que já demonstraram isso vezes sem conta. Havia outras penalizações desportivas à disposição da FIA, mas esta foi obviamente fortemente pressionada pelos nossos adversários, porque eles sentiram que nos atingiria de forma mais dura.”

“Perdemos 10% nos testes aerodinâmicos, mas ganhamos 25% em motivação. Tenho a certeza de que se incendiassem o nosso túnel de vento, não seria suficiente.”

Temas: Christian HornerRed Bull
Notícia Anterior

Sainz: “Existe uma forte probabilidade de ser uma luta a seis pela vitória”

Próxima Notícia

Sainz e Leclerc começam o fim de semana na frente em solo mexicano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Audi estabelece o objetivo de lutar por títulos até 2030
Fórmula 1

Audi estabelece o objetivo de lutar por títulos até 2030

13/11/2025

A Audi entrará na Fórmula 1 com a ambição de se afirmar como candidata ao título mundial até à temporada...

Ler maisDetails
[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026

[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026

12/11/2025
Red Bull e a Racing Bulls anunciam planos para o lançamento da época de 2026

Red Bull e a Racing Bulls anunciam planos para o lançamento da época de 2026

11/11/2025
Leclerc e Hamilton criticados pelo presidente da Ferrari: “Precisam de se concentrar mais e falar menos”

Leclerc e Hamilton criticados pelo presidente da Ferrari: “Precisam de se concentrar mais e falar menos”

10/11/2025
Bortoleto: “Foi um dos fins de semana mais difíceis da minha carreira”

Bortoleto: “Foi um dos fins de semana mais difíceis da minha carreira”

10/11/2025
Hamilton admite que está a viver “um pesadelo” no seu ano de estreia com a Ferrari

Hamilton admite que está a viver “um pesadelo” no seu ano de estreia com a Ferrari

10/11/2025

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.