Os adversários diretos da Williams reconhecem que dificilmente a equipa britânica perderá o sétimo lugar no campeonato de construtores até ao final da temporada.
No Grande Prémio de Itália, o sétimo posto conquistado por Alex Albon permitiu à Williams consolidar a sua posição no campeonato de construtores – a equipa dispõe agora de 10 pontos de vantagem sobre a Haas, que por sua vez tem mais um ponto do que a Alfa Romeo.
Caso consiga permanecer na sétima posição, a Williams alcançará a sua melhor classificação em termos de construtores desde a temporada de 2017.
“Para ser honesto, parece que a Williams se foi embora”, disse Nico Hulkenberg. “Eles e a McLaren fizeram obviamente grandes progressos este ano. E não vejo como podemos mudar isso se não encontrarmos algo realmente mágico.”
Valtteri Bottas, cujo décimo lugar em Monza representou a sua terceira aparição nos lugares pontuáveis em 2023, admitiu que a Williams “tem claramente um pacote mais rápido neste momento”.
No entanto, a evolução que a Alfa Romeo introduzirá no Grande Prémio de Singapura deste fim de semana deixa o finlandês esperançoso num salto ao nível do desempenho.
“As duas últimas pistas exigiram níveis de downforce muito diferentes, mas mesmo assim eles tiveram uma clara vantagem”, disse Bottas sobre a Williams. “É um pouco preocupante, mas temos uma evolução para Singapura.”
“Se isso nos aproximar, então ainda é possível. Mas se não, então vai ser complicado.”