O Circuito de La Sarthe receberá no próximo fim de semana a 93ª edição da mais prestigiada corrida de resistência do mundo. Com um impressionante plantel de 21 Hypercars e representação portuguesa em todas as categorias, estão reunidos os ingredientes para uma prova memorável em solo francês.
Às 15h00 do próximo sábado, os 62 carros inscritos na 93ª edição das 24 Horas de Le Mans receberão do suíço Roger Federer a ordem de partida para a quarta e mais importante ronda da temporada do Mundial de Resistência.
21 hypercars
O plantel da categoria Hypercar é composto por 21 carros de oito construtores diferentes – Ferrari, Porsche, Toyota, Cadillac, BMW, Alpine, Peugeot e a recém-chegada Aston Martin.
Apesar da dimensão e qualidade de equipas presentes na categoria Hypercar, a lógica dita que o favoritismo está claramente do lado da Ferrari: O construtor de Maranello triunfou nas últimas duas edições das 24 Horas de Le Mans e permanece invicto na temporada de 2025, tendo vencido as três provas já disputadas.
Com o objetivo de reforçar as suas chances de vencer em Le Mans, a Porsche e a Cadillac inscreveram os seus carros e pilotos do campeonato IMSA na mítica prova francesa: Os alemães adicionaram um Porsche pilotado por Felipe Nasr, Nick Tandy e Pascal Wehrlein, enquanto os norte-americanos juntaram os carros da Wayne Taylor Racing e da Action Express Racing aos habituais Cadillac da Hertz Team Jota.
Armada lusa
Depois de em 2024 ter sido o único português a participar na prova, Filipe Albuquerque vê este ano António Félix da Costa e Bernardo Sousa juntarem-se a si na representação das cores nacionais.
Para Albuquerque, a edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans marca um muito desejado regresso à categoria principal após um interregno de uma década.
Na sua 12ª aparição em Le Mans, o coimbrense dividirá o Cadillac #101 da Wayne Taylor Racing com os irmãos Ricky e Jordan Taylor.
Para Félix da Costa, a corrida simboliza a sétima participação em Le Mans e o regresso à categoria LMP2 depois de ter pilotado um Porsche 963 da Hertz Team Jota em 2023.
O piloto da Porsche no Mundial de Fórmula E estará, juntamente com François Perrodo e Matthieu Vaxiviere, aos comandos do Oreca 07-Gibson #183 da AF Corse.
Embora esteja inscrita na classe Pro/Am, a equipa parte para a corrida com a ambição de lutar no topo da categoria LMP2.
Bernardo Sousa, o único português que está a disputar a temporada completa do Mundial de Resistência, realizará este ano a sua estreia em Le Mans.
O campeão nacional de ralis em 2010 direcionou a sua carreira para a velocidade no ano passado ao competir no Campeonato de Portugal de Velocidade com um Toyota GR Supra GT4 EVO.
Em 2025, Bernardo Sousa deu o salto para a categoria LMGT3 do Mundial de Resistência, partilhando o Ford Mustang #77 da Proton Competition com os britânicos Bem Tuck e Benjamin Barker.
Destaque ainda para a participação dos dois carros da equipa portuguesa Algarve Pro Racing na categoria LMP2.
Fórmula 1 fortemente representada na categoria Hypercar
Embora o conflito de datas com o Grande Prémio do Canadá impossibilite a presença de pilotos da grelha de 2025 da Fórmula 1 em Le Mans, a mítica prova voltará a contar com muitos nomes associados ao ‘Grande Circo’.
Dos 63 pilotos inscritos na categoria Hypercar, 17 já competiram em Grandes Prémios de Fórmula 1.
No lote de ex-pilotos de Fórmula 1 há espaço para veteranos como Jenson Button e Robert Kubica, mas também para personalidades que competiram no Mundial num passado muito recente: Kevin Magnussen, Mick Schumacher e Nyck de Vries são alguns exemplos.
São também vários os pilotos de reserva de equipas de Fórmula 1 que correrão em La Sarthe: Felipe Drugovich (Aston Martin), Frederik Vesti (Mercedes) e Ryo Hirakawa (Haas).
Horários
Quarta-feira, 11 de junho
13h00-16h00: Treinos Livres 1
17h45-18h15: Qualificação LMP2/LMGT3
18h30-19h00: Qualificação Hypercar
21h00-23h00: Treinos Livres 2
Quinta-feira, 12 de junho
13h45-16h45: Treinos Livres 3
19h00-19h50: Hyperpole LMP2/LMGT3
20h05-20h55: Hyperpole Hypercar
22h00-23h00: Treinos Livres 4
Sábado, 14 de junho
11h00: Warm-up
15h00: Partida das 24 Horas de Le Mans
Transmissão televisiva
Em Portugal, todas as sessões da edição de 24 Horas de Le Mans têm cobertura em direto nos canais Eurosport.






