Charles Leclerc agradeceu a Mattia Binotto pelo seu importante contributo enquanto membro da Ferrari e elogiou as características de Frédéric Vasseur, um dos candidatos a assumir o lugar de diretor de equipa na estrutura da Scuderia.
A formação de Maranello anunciou recentemente que Binotto abandonará o cargo de diretor de equipa no final do mês de Dezembro.
Vasseur, atual diretor de equipa da Alfa Romeo, tem sido apontado como o favorito para substituir o italiano na liderança dos destinos da Ferrari.
“O Mattia telefonou-me para anunciar que vai sair”, disse Leclerc na conferência de imprensa que antecedeu a Gala de Entrega de Prémios da FIA. “Eu respeito a decisão dele e só lhe posso agradecer.”
“Obviamente, ele acreditou em mim desde o início. Ele prolongou o meu contrato por muito, muito tempo. E antes de ser diretor de equipa, esteve também dentro da Scuderia durante muitos, muitos anos e contribuiu para o sucesso da equipa.”
“Por isso, desejo-lhe o melhor. Obviamente, agora cabe-nos a nós focarmo-nos no futuro e tentar tomar as decisões certas para sermos um desafio maior para a Red Bull no próximo ano.”
Leclerc está confiante de que a alteração na chefia da equipa não terá impacto no desempenho em pista durante a temporada de 2023.
“Para ser honesto, não sei, uma vez que nunca tive uma mudança de diretor de equipa quando estava a correr pela mesma equipa”, acrescentou. “Provavelmente será necessário um pouco de tempo para o diretor de equipa se adaptar ao sistema, porque a Ferrari é obviamente uma equipa enorme.”
“Mas acredito que se isso for feito da maneira correta, não iremos sentir o impacto em pista. Por isso, tenho a certeza de que será uma transição suave.”
Quando lhe perguntaram se Vasseur seria uma escolha acertada para a posição de diretor de equipa da Scuderia, Leclerc respondeu: “A Ferrari é uma equipa muito diferente de qualquer outra. Só posso falar da minha experiência com o Fred, que obviamente foi boa.”
“Trabalhei com o Fred antes de chegar à Fórmula 1, na GP3 Series, e sempre tivemos uma boa relação, mas isso não irá influenciar nenhuma das decisões.”
“Ele foi sempre muito direto, muito honesto. Isso é algo que eu gosto nele. Se vai ser ele ou não, não sei. Veremos nos próximos meses.”