Fórmula 1

McLaren celebra primeiro título de Senna com edição muito especial do P1 GTR

Uma edição especial do P1 GTR foi revelada pela McLaren para assinalar o 30º aniversário do primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Construído ao longo de três anos, o 12º chassis do P1 GTR foi projetado pela McLaren Special Operations e destaca-se por um esquema de cores vermelho e branco que remete para a mítica decoração do MP4/4 que levou Senna ao título em 1988.

Uma decoração pintada sobre a fibra de carbono do carro é um dos detalhes que ajuda a explicar as 800 horas gastas pela McLaren na carroçaria do P1 GTR.

As 15 vitórias conquistadas por Ayrton Senna e Alain Prost numa temporada de 1988 composta por 16 corridas permitiram à McLaren sagrar-se campeã de construtores com o triplo dos pontos da Ferrari e fizeram com que o MP4/4 se tornasse o monolugar mais bem sucedido na história da equipa na Fórmula 1. 

Esta edição única do P1 GTR distingue-se por uma parte lateral composta pelo logótipo de Senna, pela bandeira do Brasil e pelo código de barras associado ao patrocínio da Marlboro. O número 12 utilizado por Senna há três décadas também está presente na dianteira do carro.

“Não estou destinado a terminar em segundo ou terceiro. Estou destinado a vencer.”

Encomendado por um colecionador da marca britânica que desde cedo viu Senna como uma inspiração, o carro apresenta uma série de alterações aerodinâmicas e um motor com uma especificação única que debita ainda mais potência do que os já impressionantes 986 cavalos dos outros 11 P1 GTR produzidos.

“É um carro digno do próprio Senna” – McLaren

Uma cobertura de motor em lexan, um protetor térmico de ouro de 24 quilates proveniente da Fórmula 1 e um volante com a mesma alcântara presente no volante do MP4/4 são alguns dos pormenores que fazem deste um dos carros mais especiais que a McLaren já concebeu ao longo da sua história.

Uma asa traseira com extremidades mais longas contribui para níveis de downforce ainda mais elevados face à versão normal do P1 GTR.

O proprietário do P1 GTR batizado de ‘Beco’ – a alcunha pela qual Ayrton era carinhosamente tratado pela família e amigos – terá ainda direito a um capacete personalizado de acordo com a decoração do carro.

Recorde-se que a McLaren já tinha homenageado o tricampeão do mundo de Fórmula 1 com o lançamento do McLaren Senna, um hipercarro que, ao contrário do P1 GTR, está homologado para estrada.

 

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo