Uma edição especial do P1 GTR foi revelada pela McLaren para assinalar o 30º aniversário do primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1.
Construído ao longo de três anos, o 12º chassis do P1 GTR foi projetado pela McLaren Special Operations e destaca-se por um esquema de cores vermelho e branco que remete para a mítica decoração do MP4/4 que levou Senna ao título em 1988.
As 15 vitórias conquistadas por Ayrton Senna e Alain Prost numa temporada de 1988 composta por 16 corridas permitiram à McLaren sagrar-se campeã de construtores com o triplo dos pontos da Ferrari e fizeram com que o MP4/4 se tornasse o monolugar mais bem sucedido na história da equipa na Fórmula 1.
Esta edição única do P1 GTR distingue-se por uma parte lateral composta pelo logótipo de Senna, pela bandeira do Brasil e pelo código de barras associado ao patrocínio da Marlboro. O número 12 utilizado por Senna há três décadas também está presente na dianteira do carro.
Encomendado por um colecionador da marca britânica que desde cedo viu Senna como uma inspiração, o carro apresenta uma série de alterações aerodinâmicas e um motor com uma especificação única que debita ainda mais potência do que os já impressionantes 986 cavalos dos outros 11 P1 GTR produzidos.
“É um carro digno do próprio Senna” – McLaren
Uma cobertura de motor em lexan, um protetor térmico de ouro de 24 quilates proveniente da Fórmula 1 e um volante com a mesma alcântara presente no volante do MP4/4 são alguns dos pormenores que fazem deste um dos carros mais especiais que a McLaren já concebeu ao longo da sua história.
O proprietário do P1 GTR batizado de ‘Beco’ – a alcunha pela qual Ayrton era carinhosamente tratado pela família e amigos – terá ainda direito a um capacete personalizado de acordo com a decoração do carro.
Recorde-se que a McLaren já tinha homenageado o tricampeão do mundo de Fórmula 1 com o lançamento do McLaren Senna, um hipercarro que, ao contrário do P1 GTR, está homologado para estrada.