O diretor técnico da Mercedes afirma que o W09 se mostrou rápido e fiável em Barcelona e admite que a equipa analisa os seus oponentes ao mais ínfimo detalhe.
A Mercedes completou mais de 1000 voltas ao traçado espanhol durante os oito dias de testes de pré-temporada e diz estar preparada para o Grande Prémio da Austrália.
“Terminamos os testes de pré-temporada com a sensação de que exploramos o carro e os pneus”, disse James Allison. “Sabemos que conseguimos realizar muitos quilómetros sem qualquer problema de fiabilidade significativo e sentimos que o carro é bom.”
“Ambos os pilotos pareceram gostar do carro, que responde bem às diferentes afinações e mostrou rapidez.”
“Ainda que façamos o nosso melhor para perceber onde nos encontramos face à oposição, não sabemos o que as outras equipas irão fazer até Melbourne.”
“Podemos fingir que só estamos focados em nós próprios, mas não enganamos ninguém”, admite Allison. “Nós olhamos ao mais ínfimo detalhe para o que os outros estão a fazer.”
“Os nossos estrategistas examinam toda a informação disponível e tentam deduzir a ordem das equipas através dos tempos por volta e dos registos GPS.”
“No departamento da aerodinâmica e do design, é examinado um enorme arquivo de fotos onde procurámos inovações interessante. Ouvimos aquilo que se vai dizendo no pitlane e tentamos descobrir se há alguma verdade nesses fundamentos.”
“Alguns de nós até lêem os comunicados de imprensa das outras equipas no final do dia, tentando decifrar por entre as linhas de cada citação se a equipa está realmente confiante ou apenas a tentar manter-se positiva.”
“O resultado final de todo este esforço é uma noção das forças e das fraquezas dos nossos oponentes, que, por sua vez, alimenta as nossas próprias decisões de desenvolvimento nas semanas e meses seguintes.”