Lando Norris descreve a primeira metade da sua corrida como “terrível” e admite que ficou surpreendido por ter terminado no sétimo lugar em Spa-Francorchamps.
O piloto britânico, que arrancou da sétima posição para o Grande Prémio da Bélgica, sofreu com a falta de competitividade do seu carro em linha reta e caiu para décimo nas voltas iniciais.
Norris efetuou a sua primeira paragem nas boxes na quinta volta da corrida para colocar pneus duros, aposta que acabaria por não resultar em termos de ritmo.
Numa altura em que Norris se encontrava longe dos lugares pontuáveis, a McLaren tomou a decisão de equipar o seu monolugar com pneus macios, o único composto que ainda não tinha sido utilizado pela equipa.
O longo stint que se seguiu permitiu a Norris recuperar até uma sétima posição que a dada altura parecia estar fora do seu alcance.
“Foi terrível”, disse Norris sobre a primeira parte da corrida. “É uma resposta honesta.”
“Não conseguíamos atacar o suficiente no segundo setor por causa dos carros à frente e os pilotos que estavam atrás tinham de abrandar em Eau Rouge. Estávamos muito lentos.”
“Estava a ser ultrapassado ainda antes do início da zona de DRS. Por isso, tínhamos de tentar alguma coisa. Passámos para os duros e isso foi ainda pior. Ninguém usou o duro durante todo o fim de semana.”
“É um pneu que normalmente se adequa a nós, portanto achámos que foi a decisão certa experimentá-lo. Mas continuou a ser terrível. Fui ultrapassado na primeira volta após a paragem.”
“Só nos restava experimentar uma coisa, que era colocar o pneu macio, e isso aconteceu na volta 24 ou 25. Colocámos o macio e tudo voltou para nós.”
“Estava à espera de voltar a parar para colocar outros macios. Penso que fizemos o undercut a dez carros, o que me surpreendeu bastante. Uma boa surpresa, claro, mas pensei que ia parar outra vez.”
“Não sei como é que terminei em sétimo. Honestamente, senti que estive em último durante a maior parte da corrida.”
“Por isso, estou um pouco surpreendido, honestamente. Só temos de repensar a forma como abordamos o fim de semana.”