Um surpreendente Lando Norris conquistou a primeira pole position da carreira numa sessão de qualificação disputada com a pista a secar em Sochi.
Embora tenham entrado em pista com o composto intermédio na terceira fase da sessão, os pilotos equiparam pneus slicks nos seus carros para os derradeiros minutos.
Com condições de aderência bastante traiçoeiras, Norris estabeleceu um tempo de 1:41.993 e superou o Ferrari do seu ex-colega de equipa Carlos Sainz por mais de meio segundo.
George Russell, o primeiro piloto a apostar nos macios, voltou a realizar uma prestação brilhante para colocar o Williams na terceira posição da grelha de partida.
Lewis Hamilton, que ocupava o primeiro posto após as tentativas efetuadas com os intermédios, caiu para quarto após ter colidido duas vezes com o muro: a primeira quando entrava para as boxes para substituir os pneus do seu Mercedes e a segunda na sua volta rápida com os macios.
Daniel Ricciardo levou o outro McLaren à quinta posição e partilhará a terceira linha com o Alpine de Fernando Alonso, enquanto Valtteri Bottas não foi além do sétimo posto com o segundo Mercedes.
Lance Stroll registou a oitava marca com o Aston Martin, terminando à frente do Red Bull de Sergio Pérez e do Alpine de Esteban Ocon.
O Aston Martin de Sebastian Vettel, os AlphaTauris de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, o Williams de Nicholas Latifi e o Ferrari de Charles Leclerc ficaram pelo caminho no Q2.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Haas de Mick Schumacher, os outros C41 e VF-21 de Antonio Giovinazzi e Nikita Mazepin e o Red Bull de Max Verstappen, que não arriscou completar uma volta rápida por saber que arrancará do fim da grelha para a corrida de amanhã.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Rússia
