Esteban Ocon diz ter aprendido muito ao fazer equipa com o “extremamente rápido” Fernando Alonso durante a temporada de 2021 da Fórmula 1.
O francês e o duas vezes campeão do mundo, que regressou à Fórmula 1 após um hiato de dois anos, formaram o alinhamento de pilotos da Alpine em 2021 e levaram a formação de Enstone ao quinto lugar no campeonato de construtores.
“Não foi difícil trabalhar com ele, tivemos uma colaboração fantástica”, disse Ocon sobre a sua parceria com Alonso ao Motorsport.com. “Ele é um piloto incrível e extremamente rápido, é o colega de equipa mais rápido que tive em algum tempo.”
“Aprendi muito ao lado dele. Acho que o Fernando pensa fora da caixa onde alguns outros pilotos não pensariam.”
“Isso está a criar estratégias sobre como podemos otimizar tudo, por isso, a esse respeito, aprendi definitivamente muito. Também em corrida, acho que aprendi muito ao olhar para as primeiras voltas dele, é algo que tenho feito sempre.”
“Segui sempre o que ele fez e no final do ano só estava a ganhar posições e a fazer grandes primeiras voltas. Por isso, penso que é um privilégio trabalhar ao lado de uma lenda como ele.”
Embora Alonso tenha terminado o campeonato com mais sete pontos do que Ocon, o equilíbrio total no registo referente às qualificações (11-11) mostra o quão próximos os dois pilotos estiveram ao longo do ano.
“Coloquei-o como referência ao longo do ano e fiquei feliz por ver que estava a igualá-lo em termos de ritmo e que estávamos a impulsionar-nos um ao outro”, acrescentou Ocon. “No final, isso deu à equipa o máximo possível. Estávamos a extrair o máximo do pacote na maior parte das vezes, portanto isso foi bom.”