Pato O’Ward, piloto da Arrow McLaren na IndyCar Series, admite que “estaria a mentir” caso dissesse que não teria interesse em ingressar na Fórmula 1 no futuro.
O mexicano, terceiro classificado na temporada de 2021 da IndyCar, fará a sua estreia ao volante de um monolugar de Fórmula 1 no teste que sucede o Grande Prémio de Abu Dhabi.
Zak Brown, diretor executivo da McLaren, afirmou no início da temporada que daria um teste a O’Ward caso o piloto alcançasse o seu primeiro triunfo da carreira na IndyCar, razão pela qual o vencedor de duas corridas em 2021 estará em pista com o MCL35M em Yas Marina.
“Estaria a mentir se dissesse que não”, respondeu O’Ward quando lhe perguntaram se a Fórmula 1 lhe despertava interesse. “Todas as crianças crescem com o mesmo sonho, e esse sonho é a Fórmula 1. E se disserem que foi outra coisa, estão a mentir, porque é a Fórmula 1.”
“Neste momento, estou muito focado em fazer o melhor trabalho possível na IndyCar. Quero dar a esta equipa o campeonato que ela merece e quero dar-lhes uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis.”
“No futuro, se for algo que se ajuste a ambas as partes, é claro que aceitaria um lugar na Fórmula 1.”
O’Ward, que visitou recentemente as instalações da McLaren em Woking para se ajustar ao banco do MCL35M e rodar pela primeira vez no simulador da equipa, acredita que ficará “obcecado” com as sensações de um carro de Fórmula 1.
“A impressão inicial é uma enorme quantidade de aderência na frente em comparação com aquilo a que estou habituado na IndyCar”, acrescentou. “O carro é muito mais ágil, mais leve. O downforce é tremendo e a travagem é muito impressionante.”
“Por isso, vou definitivamente precisar de algumas voltas para me habituar ao carro, mas estou mesmo ansioso. Parece ser incrível de conduzir.”
“As coisas acontecem muito mais depressa. Mas a sensação no simulador foi muito boa. Não consigo imaginar como será sentir isso no corpo. Sinto que, assim que tiver uma amostra, não me vou conseguir fartar, vou ficar obcecado.”