Max Verstappen alcançou o seu 13º triunfo da temporada numa corrida em que um erro da Red Bull o obrigou a fazer esforços redobrados em Austin.
O piloto neerlandês, segundo na grelha de partida, arrancou melhor do que o Ferrari de Carlos Sainz e ascendeu à liderança da corrida ainda antes da primeira curva.
Sainz, que tinha conquistado a sua terceira pole position da carreira, foi atingido pelo Mercedes de George Russell quando tentava recuperar a primeira posição.
O espanhol entrou em pião e caiu para a cauda do pelotão, acabando por abandonar no final da volta de abertura devido à extensão dos danos no seu monolugar.
Sem a oposição do carro da Scuderia, o já bicampeão Verstappen construiu gradualmente uma vantagem para o Mercedes de Lewis Hamilton na primeira fase da corrida – que viria a ser anulada com a entrada do Safety Car na 18ª volta devido a um pião que forçaria Valtteri Bottas a abandonar.
Na primeira volta após a saída do Safety Car, uma impressionante colisão entre Lance Stroll e Fernando Alonso na reta oposta do circuito norte-americano colocou um ponto final no dia do canadiano e causou uma nova interrupção do Grande Prémio.
Embora tenha mantido o primeiro posto no segundo recomeço de corrida, Verstappen não conseguiu criar uma margem tão grande para Hamilton nas voltas seguintes e os dois estavam separados por menos de dois segundos quando o britânico entrou nas boxes para cumprir a sua segunda paragem.
Essa iniciativa do campo da Mercedes levou a uma reação imediata por parte da Red Bull, que chamou Verstappen às boxes na volta seguinte numa tentativa de preservar a liderança do seu piloto.
No entanto, uma longa paragem fez com que Verstappen perdesse a posição nas boxes para Charles Leclerc e regressasse à pista sete segundos atrás de Hamilton.
Com pneus médios face aos duros que a Mercedes tinha colocado no carro de Hamilton, Verstappen, que rapidamente superou o Ferrari de Leclerc, realizou uma parte final de corrida ao ataque e com o ‘flecha de prata’ do seu rival na mira.
O ritmo imposto por Verstappen permitiu-lhe fechar a diferença para Hamilton e ultrapassar o Mercedes na 50ª de 56 voltas, situação que não se alterou a bandeirada de xadrez.
O triunfo do piloto de 25 anos no Texas foi mais do que suficiente para que a Red Bull garantisse o seu quinto título de construtores e o primeiro da era híbrida.
Charles Leclerc, que partiu para a corrida fora dos dez primeiros na sequência de uma penalização por troca de componentes no seu Ferrari, concluiu o Grande Prémio no lugar mais baixo do pódio ao bater o Red Bull de Sergio Pérez por menos de oito décimos de segundo.
Considerado responsável pela colisão com Sainz na primeira curva, Russell cumpriu uma penalização de cinco segundos e cruzou a linha de meta no quinto posto.
Lando Norris levou o McLaren à sexta posição e Fernando Alonso terminou um sétimo com um Alpine danificado após o incidente com Stroll.
Sebastian Vettel obteve um oitavo lugar que está longe de representar a qualidade da sua corrida nos Estados Unidos: o alemão chegou a liderar uma volta antes de se dirigir às boxes para uma paragem de 17 segundos que o fez cair para fora dos dez primeiros.
Os lugares pontuáveis ficaram encerrados com o Haas de Kevin Magnussen e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda.
Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos