Caso os regulamentos de 2021 não correspondam às expectativas da equipa, a Red Bull reconhece que poderá abandonar a Fórmula 1 e procurar ser bem sucedida nas 24 Horas de Le Mans com um hipercarro baseado no Aston Martin Valkyrie.
A empresa de bebidas energéticas assumiu o controlo da Jaguar a partir da temporada de 2005 e dominou a Fórmula 1 entre 2010 e 2013 ao conquistar quatro títulos de pilotos e construtores consecutivos.
“Temos um acordo até 2020”, disse Marko ao Motorsport.com. “Enquanto não houver regulamentação para os motores, nem a Red Bull nem a Honda tomarão uma decisão.”
“No entanto, certamente não iremos tornar-nos dependentes de novo, como aconteceu no passado quando imploramos a outros e declarações e promessas não foram cumpridas.”
Segundo Marko, se os regulamentos introduzidos na Fórmula 1 em 2021 não se revelarem atrativos para a Red Bull, a saída para outras categorias do desporto motorizado é uma possibilidade.
“Parar é uma opção”, admitiu o austríaco. “Ou fazer outra coisa, noutras categorias. Com o Valkyrie, Le Mans pode ser uma opção devido ao regulamento dos hipercarros.”
“O carro foi um grande sucesso e todas as unidades foram vendidas de imediato. É outro bom pilar para a Red Bull Technologies.”
Recorde-se que a Red Bull colaborou com a Aston Martin no desenvolvimento do Valkyrie, uma edição limitada de um hipercarro construído com base nas ideias de Adrian Newey.
A redução de custos pensada pela Liberty Media para 2021 poderá contribuir para que as equipas direcionem alguns dos seus recursos para outros projetos sem que o abandono da Fórmula 1 seja uma necessidade.
“Se houvesse uma redução de custos na Fórmula 1, teríamos que dispensar pessoas”, disse Marko. “Não é isso que queremos.”
“Podíamos utilizá-las em projetos como Le Mans, já que o Campeonato do Mundo de Resistência pode ser realizado com custos razoáveis.”
“Embora a Red Bull nunca tenha estado nas 24 Horas, isso é algo em que estamos a pensar. É claro que a responsabilidade financeira estaria a cargo da Aston Martin, porque em Le Mans só um construtor tem possibilidades de ganhar. Mas isso é algo que também encaixa no nosso contexto.”