Pilotos na rota da Fórmula 1 brilharam na ronda inaugural de uma temporada marcada por novos carros e pilotos na Fórmula 2.
Corrida principal (31 voltas, paragem obrigatória)

A McLaren acredita que tem em Lando Norris uma estrela do futuro, e o jovem britânico correspondeu às expectativas ao impôr-se desde logo na Fórmula 2.
O piloto de 18 anos é o campeão em título de Fórmula 3 e está a iniciar a sua primeira época a tempo inteiro na Fórmula 2, tendo apenas participado numa corrida no final do ano passado e sendo, por isso, considerado um rookie no plantel.
Mostrando de imediato ao que vinha, Norris começou o ano da melhor forma ao conquistar a pole position para a corrida principal do fim de semana de abertura da temporada.
O britânico confirmou a sua rapidez ao manter a primeira posição no arranque para liderar o resto da corrida, estabelecer a volta mais rápida e estrear-se a vencer na Fórmula 2.
Norris pode ter liderado de forma confortável, mas atrás de si a corrida contou com muitas ultrapassagens e motivos de interesse.
Forçado a partir da via das boxes após ter deixado o carro ir abaixo na grelha de partida, Artem Markelov, vice-campeão em título e recentemente anunciado como piloto de testes e desenvolvimento da Renault na Fórmula 1, realizava uma série de brilhantes ultrapassagens para recuperar de último até terceiro.
George Russell, campeão em título da GP3 Series e jovem piloto da Mercedes, também impressionou ao ser segundo na sua primeira qualificação na Fórmula 2 e ao completar a corrida principal na quinta posição.
Jack Aitken, piloto de reserva da Renault, deu início à sua carreira na Fórmula 2 com um nono lugar na qualificação e cruzou a linha de meta na mesma posição.
VÍDEO: Melhores momentos da corrida principal no Bahrain
Corrida Sprint (23 voltas, paragem não obrigatória)

Se no ano passado Charles Leclec, atual piloto da Sauber na Fórmula 1, venceu ao parar para trocar de pneus numa corrida em que tal não é obrigatório, este ano houve quem tentasse fazer o mesmo.
No entanto, essa não se revelou a melhor estratégia e Nyck de Vries, que apostou em parar quando estava a lutar com Markelov, regressou à pista atrás do russo e não foi além do quinto posto.
Arrancando de sexto, Markelov já era terceiro no final da primeira volta e depois de ultrapassar um De Vries que tinha parado nas boxes, atacou a liderança de Max Gunther e estreou-se a vencer em 2018.
Lando Norris reportou um problema de motor à equipa via rádio nas voltas iniciais da corrida mas conseguiu levar o carro até ao final e terminar em quarto, a apenas cinco segundos de Markelov.
Jack Aitken e George Russell, colegas de equipa na ART e jovens pilotos da Renault e da Mercedes não tiveram a mesma sorte que Markelov e Norris e foram, respetivamente 18º e 19º depois de terem falhado o arranque.
VÍDEO: Melhores momentos da corrida sprint no Bahrain
Piloto do fim de semana | Lando Norris

Markelov mostrou estar novamente em forma ao recuperar posições com boas ultrapassagens, mas o destaque do fim de semana de abertura da temporada de 2018 da Fórmula 2 vai para Norris, o piloto mais jovem da grelha este ano.
Não transparecendo em pista a falta de experiência relativamente aos restantes pilotos, Norris subiu ao lugar mais alto do pódio e assumiu desde já a liderança do campeonato. Poderá igualar os feitos de Leclerc, Nico Hulkenberg, Lewis Hamilton e Nico Rosberg e sagrar-se campeão na sua época de estreia?
A confirmação da candidatura ao título poderá surgir no Circuito de Baku, que acolherá no final do mês a segunda ronda do campeonato.





![[FOTOS] Cadillac estreou o seu carro de 2026 em Silverstone](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/1000052190-120x86.jpg)
