George Russell foi penalizado por ter bloqueado a via das boxes durante a sessão de qualificação do Grande Prémio de São Paulo.
Na primeira fase da sessão, o piloto da Mercedes percorreu a via de saída das boxes de forma lenta e não deixou espaço à sua direita para a passagem do Alpine de Pierre Gasly.
O incidente representa uma desobediência às instruções divulgadas pela FIA antes do Grande Prémio brasileiro, pelo que Russell cairá de sexto para oitavo na grelha de partida.
“Para evitar situações como as que ocorreram no México, as notas do diretor de corrida para este evento continham uma cláusula específica estipulando que é permitido rodar devagar na saída das boxes para criar um espaço antes da passagem na linha SC2”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“No entanto, ao fazê-lo, o piloto deve ficar o mais à esquerda possível para permitir que outros carros o ultrapassem.”
“Russell estava a sair das boxes e rodou devagar para criar um espaço para uma volta limpa, mas não conseguiu ficar completamente à esquerda. Como resultado, outros carros não foram capazes de ultrapassar, como pretendido pelas instruções do diretor de corrida. Isto viola claramente a redação e o espírito do item 14 nas notas do diretor de corrida.”