Carlos Sainz conquistou esta sexta-feira, aos 57 anos, a terceira vitória no Rally Dakar e a primeira na Arábia Saudita. O seu filho, piloto da McLaren, recorreu às redes sociais para celebrar mais uma conquista de uma “lenda” do desporto.
Integrado na estrutura da X-Raid, o piloto espanhol venceu quatro etapas aos comandos do Mini John Cooper Works Buggy e terminou a prova com uma vantagem de seis minutos sobre a Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah.
Com este triunfo, o bicampeão do mundo de ralis soma três vitórias no Dakar com três marcas diferentes, depois dos sucessos com a Volkswagen em 2010 e com a Peugeot em 2018.
“3 Dakares, 3 marcas diferentes, 57 anos, a mesma paixão, o mesmo trabalho, o mesmo sacrifício, a mesma motivação”, afirmou Sainz sobre o seu pai.
“El matador. Uma lenda. O orgulho que sinto como filho é muito difícil de explicar.”
“Parabéns também ao Lucas Cruz [navegador] pelo grande Dakar que fez. Muito mérito por liderar e abrir a estrada durante tantos dias.”
Stéphane Peterhansel, navegado pelo português Paulo Fiúza, completou o pódio ao volante do outro Mini, enquanto Fernando Alonso e Marc Coma se estrearam na prova com um 13º posto, após serem quartos na derradeira etapa em solo saudita.