Franz Tost, diretor de equipa da AlphaTauri, acredita que Nyck de Vries será capaz de lutar por bons resultados “desde a primeira qualificação do ano”.
O piloto neerlandês, que iniciará este fim de semana a sua primeira temporada na Fórmula 1, possui uma vasta experiência noutras categorias do desporto motorizado, contando com um título na Fórmula E e vitórias em corridas de campeonatos de resistência.
De Vries acumulou ainda inúmeros quilómetros aos comandos de carros de Fórmula 1 em 2022: testou com a AlphaTauri e a Alpine, realizou sessões de treinos livres com a Mercedes e a Aston Martin e foi chamado pela Williams para substituir Alex Albon no Grande Prémio de Itália.
“O Nyck está a fazer um trabalho muito bom, ele é muito experiente e isso é notório”, disse Tost. “Dá para ver e sentir que ele tem 28 anos e que ele ganhou muitas corridas e campeonatos.”
“Penso que ele será capaz de se adaptar à Fórmula 1 de imediato. Espero boas prestações desde a primeira qualificação.”
Quando lhe perguntaram se a entrada de De Vries motivou alterações na dinâmica da equipa, Tost respondeu: “Sim, isso acontece sempre, desde que não seja um jovem piloto que venha de uma categoria inferior.”
“Ele traz algum feedback e algumas ideias técnicas. Com o Nyck, temos a sorte de ele ter estado em contacto com tantas equipas e tantos carros no ano passado.”
“Penso que os nossos engenheiros receberam um feedback técnico muito bom da parte dele, especialmente depois do teste de Abu Dhabi, onde ele fez muitas voltas e felizmente se queixou muito do carro, porque isso foi um alerta para os engenheiros.”
“Espero que lhe possamos dar um carro que se comporta da forma que ele gosta.”