Yuki Tsunoda descreveu a sua penalização no Grande Prémio de Espanha como “muito injusta” e alegou que Zhou Guanyu fingiu ter sido forçado a sair de pista no incidente entre ambos.
O piloto da AlphaTauri recebeu uma sanção de cinco segundos por ter forçado Zhou a sair de pista quando defendia a posição na primeira curva do circuito, caindo assim do nono para o 12º lugar.
De acordo com os comissários desportivos, a penalização atribuída a Tsunoda foi motivada pelo facto de Zhou se encontrar à frente do japonês no apex da curva.
“Quando o vi a aproximar-se, deixei-lhe espaço e sinto que ele desistiu muito cedo”, disse Tsunoda. “Ele foi por fora e fingiu que foi forçado a sair de pista, mas não foi. Ainda havia espaço por fora.”
“É obvio que o pressionei, mas ainda havia espaço, por isso não percebo porque é que houve uma penalização. Parece-me muito injusto, muito duro.”
“Fiquei muito desapontado. É um pouco curioso. Seria bom ter uma discussão com a FIA, porque eles penalizam-te em cinco segundos sem qualquer discussão e a corrida acaba.”
Tsunoda and Zhou go wheel to wheel around Turn 1
A five-second penalty resulted for Tsunoda after race stewards ruled the Japanese driver had forced Zhou off track#SpanishGP #F1 pic.twitter.com/GmxhKKx8gk
— Formula 1 (@F1) June 4, 2023
Zhou, por outro lado, considera que a penalização atribuída ao seu rival da AlphaTauri foi totalmente justa.
“Foi muito simples”, afirmou. “Eu estava à frente antes da travagem para a Curva 1 e a meio da curva. Estava a dar-lhe muito espaço.”
“Ele tentou soltar os travões, mas empurrou-me e obrigou-me a utilizar a via de evacuação, caso contrário teríamos uma colisão. Depois disso, foi complicado porque tinha muito lixo no meu pneu. Mas consegui manter-me atrás dele e recuperar a posição.”