Yuki Tsunoda incorreu numa penalização de três posições na grelha de partida para o Grande Prémio da Estíria por ter bloqueado o Mercedes de Valtteri Bottas durante a sessão de qualificação em Spielberg.
O piloto japonês não foi avisado pela equipa da aproximação de Bottas e condicionou a volta rápida do finlandês no início da terceira fase da sessão de qualificação.
Tsunoda, que se tinha qualificado em oitavo, cairá para a 11ª posição na grelha de partida, atrás de Fernando Alonso, Lance Stroll e George Russell.
“O carro 22 tinha acabado de completar uma volta rápida e recebeu comunicação de equipa de que estava agora numa volta de regresso às boxes”, lê-se no relatório dos comissários desportivos. “A equipa não avisou o carro 22 da aproximação do carro 77 numa volta rápida.”
“O carro 77 aproximou-se do carro 22 à entrada da Curva 4. O carro 22 estava na trajetória e, embora tenha tentado sair da mesma, impediu o carro 77 de forma desnecessária.”
“A equipa deveria ter ajudado o piloto para que este estivesse ciente da aproximação de um carro mais rápido, mas essa falta de comunicação não é uma desculpa para o piloto.”
Um ponto de penalização foi ainda adicionado à licença de Tsunoda pelo incidente.