Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Alfa Romeo, acredita que a introdução de novos regulamentos tornará a batalha do segundo pelotão ainda mais apertada em 2022.
Embora considere improvável que equipas como a Mercedes, Red Bull e Ferrari deixem de estar inseridas na disputa pelas posições cimeiras, Vasseur afirma que os renovados regulamentos técnicos proporcionarão uma aproximação entre as restantes equipas.
Para além da implementação de uma nova filosofia aerodinâmica para tentar evitar que os carros percam downforce quando estão a batalhar em pista, os novos regulamentos incluem uma nova redução no teto orçamental e um sistema de controlo dos testes aerodinâmicos que estabelece que as equipas com pior desempenho ao longo de 2021 têm mais tempo de túnel de vento do que as formações de topo.
“É claro que Mercedes, Red Bull e até Ferrari continuarão a ter uma grande vantagem em termos de tecnologia, recursos e assim por diante, não tenho dúvidas em relação a isso”, disse Vasseur.
“Mas depois, se olharmos um passo para trás, do quarto, quinto até ao nono, de uma corrida para a outra, podes estar no Q3 ou em 18º na qualificação.”
“Isso significa que, se seguires a direção certa, fizeres uma boa escolha e melhorares um pouco aqui e ali, podes dar um bom passo em frente.”