Max Verstappen dominou a sessão de qualificação em Spa-Francorchamps, mas será o Ferrari de Charles Leclerc a arrancar da primeira posição para o Grande Prémio da Bélgica.
O tricampeão em título registou uma marca de 1:53.159 com pneus intermédios, batendo Leclerc por quase seis décimos de segundo.
No entanto, a penalização de 10 lugares relacionada com a troca do motor de combustão interna fará com que Verstappen alinhe apenas em 11º na grelha de partida.
Sergio Pérez, que até esteve em risco de ser eliminado no Q2, realizou o terceiro tempo e estará, por isso, ao lado de Leclerc na primeira linha em solo belga.
O Mercedes de Lewis Hamilton garantiu o terceiro posto na grelha, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri conseguiram apenas a quarta e quinta posições.
Seguiram-se o outro Mercedes de George Russell e o Ferrari de Carlos Sainz, com Fernando Alonso e Esteban Ocon a encerrarem a classificação do Q3.
Alex Albon ficou a três milésimos do tempo de Pérez no Q2 e foi o primeiro piloto a ser eliminado, à frente do Alpine de Pierre Gasly, do RB de Daniel Ricciardo, do Sauber de Valtteri Bottas e do Aston Martin de Lance Stroll.
Os Haas de Nico Hulkenberg, o RB de Yuki Tsunoda, o Williams de Logan Sargeant e o Sauber de Zhou Guanyu ficaram de fora na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Bélgica