Max Verstappen considera que a Red Bull “desperdiçou” dois fins de semana ao não produzir uma asa traseira de baixo downforce para o RB20. Ainda assim, o neerlandês mostrou-se satisfeito com a sua prestação e surpreendido por se ter qualificado à frente da dupla da McLaren.
Verstappen, que garantiu o quinto lugar na grelha de partida para a corrida que o pode coroar tetracampeão do mundo, confirmou que o facto de a Red Bull não ter projetado uma asa de baixo downforce para pistas como Las Vegas e Monza está a condicionar o desempenho da equipa.
“Optámos por não fazer uma, não temos nenhuma”, disse Verstappen. “Portanto, isso já é de 2022, acho que nunca pensamos em usar uma configuração tão baixa. E depois, com o teto orçamental, temos de escolher as nossas prioridades.”
“Gostaríamos de ter uma asa mais baixa, uma asa com menos downforce, ou pelo menos uma forma diferente, uma forma mais eficiente.”
“É algo que vou analisar mas, por outro lado, só falta mais um ano com estas regras e não sei se faz sentido.”
“Mas, pelo menos para mim, parece que estamos a desperdiçar dois fins de semana como este, porque se perde muito nas retas.”
Tendo em conta as circunstâncias, Verstappen referiu ter ficado satisfeito com o resultado da qualificação.
“Tentámos fazer o melhor que podíamos”, acrescentou. “Trabalhámos bem em conjunto. Tentámos muitas coisas diferentes para ver qual era a direção certa.”
“Penso que o que fizemos foi a direção certa, mas ainda não é suficiente para lutar pela pole. Ainda assim, estou bastante satisfeito.”
“Ainda estamos à frente da McLaren, o que para mim é uma surpresa, mas estou muito satisfeito com a forma como correu a qualificação e com as minhas voltas.”