Max Verstappen alcançou em Silverstone a 27ª pole position da sua carreira, ao passo que Sergio Pérez foi eliminado numa fase prematura da qualificação pelo quinto Grande Prémio consecutivo.
O líder do campeonato estabeleceu um tempo de 1:26.720 no traçado britânico para chegar à pole pela sétima vez na temporada de 2023.
Ao lado do neerlandês na primeira linha da grelha de partida estará o McLaren de Lando Norris, que efetuou uma prestação brilhante diante do seu público.
Em destaque esteve também o outro McLaren MCL60 de Oscar Piastri, cujo terceiro lugar na qualificação representa a melhor classificação da sua carreira.
Charles Leclerc colocou o mais veloz dos monolugares da Ferrari no quarto lugar e imediatamente à frente do outro SF23 de Carlos Sainz.
Os Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton qualificaram-se, respetivamente, em sexto e sétimo, enquanto Alex Albon alcançou um positivo oitavo posto aos comandos do Williams.
A encerrar os dez primeiros ficaram o Aston Martin de Fernando Alonso e o Alpine de Pierre Gasly.
Os pilotos eliminados no Q2 foram Nico Hulkenberg, Lance Stroll, Esteban Ocon, Logan Sargeant e Valtteri Bottas, que não entrou em pista na sequência de uma falha de potência no seu Alfa Romeo no final do Q1.
Numa caótica primeira sessão que incluiu uma bizarra colisão de Verstappen com o muro das boxes e um período de bandeira vermelha motivado por um problema no Haas de Kevin Magnussen, ficaram de fora, para além do dinamarquês da Haas, o Red Bull de Pérez, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o outro AlphaTauri de Nyck de Vries.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha