Max Verstappen dominou a sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão e partilhará a primeira linha da grelha de partida com Oscar Piastri em Suzuka.
O piloto neerlandês estabeleceu um tempo de 1:28.877 e terminou a sessão com quase seis décimos de segundo de vantagem para Piastri, que realizou a sua melhor qualificação da carreira.
Lando Norris colocou o outro McLaren na terceira posição e dividirá a segunda linha com o Ferrari de Charles Leclerc.
Sergio Pérez foi o quinto mais veloz aos comandos do Red Bull, enquanto Carlos Sainz, que conquistou poles consecutivas em Monza e em Singapura, arrancará do sexto posto.
Os carros da Mercedes concluíram a sessão na sétima e oitava posições, com Lewis Hamilton na frente do compatriota George Russell.
Yuki Tsunoda regressou à terceira fase da qualificação diante do público japonês e averbou a nona marca, superando o Aston Martin de Fernando Alonso.
Liam Lawson foi o primeiro piloto eliminado no Q2, à frente do Alpine de Pierre Gasly, do Williams de Alex Albon, do segundo Alpine de Esteban Ocon e do Haas de Kevin Magnussen.
De fora na primeira parte da sessão ficaram o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o Aston Martin de Lance Stroll, o Haas de Nico Hulkenberg, o outro Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o Williams de Logan Sargeant, que causou uma bandeira vermelha ao protagonizar um acidente na última curva do circuito.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão
