Um arranque menos bem conseguido não impediu Max Verstappen de triunfar de forma dominadora numa corrida sprint disputada com a pista a secar em Spielberg.
O piloto neerlandês, que tinha sido o mais veloz na sessão sprint shoout-out desta manhã, perdeu a liderança para o Red Bull de Sergio Pérez na primeira curva da corrida.
No entanto, um ataque na Curva 3 promoveu o líder do campeonato de novo à dianteira e lançou-o para mais uma prestação dominadora em casa da Red Bull.
No final da corrida, Verstappen recorreu ao rádio para mostrar a sua insatisfação com a manobra de Pérez na partida, antes de discutir o incidente de forma aparentemente pacífica com o mexicano no parque fechado.
Verstappen on the radio post-sprint about Perez’s move exiting Turn 1:
📻 “That could have been a really big shunt. We need to have a chat about that. It was not OK.”#F1 #AustrianGP
— Luke Smith (@LukeSmithF1) July 1, 2023
Pérez, que chegou a rodar atrás de Nico Hulkenberg, recuperou a segunda posição ao alemão com uma ultrapassagem na 12ª volta da corrida, mas terminou mais de 20 segundos atrás do seu colega de equipa.
Carlos Sainz, quinto na grelha de partida, viu a bandeira de xadrez num solitário terceiro lugar ao volante do monolugar da Ferrari.
Se na frente a estratégia de permanecer em pista com o composto intermédio foi clara, atrás dos três primeiros foram muitos os pilotos que optaram por colocar pneus slicks na segunda metade da corrida.
Lance Stroll e Fernando Alonso imitaram a estratégia dos três primeiros classificados e garantiram a quarta e quinta posições, enquanto Nico Hulkenberg liderou o pelotão dos pilotos que pararam nas boxes ao ser sexto com o Haas.
Esteban Ocon, com pneus intermédios no seu Alpine, terminou em sétimo, ao passo que George Russell, com macios, encerrou os lugares pontuáveis depois de ter arrancado do 15º lugar.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Áustria