Max Verstappen foi o mais rápido na sessão de qualificação shootout do Grande Prémio da Bélgica e partilhará a primeira linha da grelha de partida para a corrida sprint com o McLaren de Oscar Piastri.
O piloto neerlandês estabeleceu uma marca de 1:49.056 com os pneus macios da Pirelli e superou Piastri por escassos 11 milésimos de segundo em Spa-Francorchamps.
Carlos Sainz terminou na terceira posição e apenas 25 milésimos atrás de Verstappen, enquanto Charles Leclerc levou o outro carro da Ferrari ao quarto posto.
Na quinta posição ficou o McLaren de Lando Norris, que terá o Alpine de Pierre Gasly ao seu lado na terceira linha da grelha na corrida desta tarde.
Lewis Hamilton registou o sétimo tempo ao volante do Mercedes, ao passo que Sergio Pérez foi oitavo classificado com o Red Bull.
O Alpine de Esteban Ocon e o Mercedes de George Russell concluíram a tabela de tempos no SQ3 em solo belga.
A segunda fase da sessão terminou de forma prematura após Lance Stroll ter protagonizado um acidente na Curva 9.
O piloto canadiano tinha apostado nos pneus slicks numa altura em que a pista se encontrava a secar, mas perdeu o controlo do Aston Martin na sua volta rápida.
Nesse segmento da sessão, para além de Stroll, ficaram de fora o AlphaTauri de Daniel Ricciardo, os Williams de Alex Albon e Logan Sargeant e o outro Aston Martin de Fernando Alonso.
Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Zhou Guanyu e Nico Hulkenberg, que não estabeleceu um tempo, ficaram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da qualificação shootout do Grande Prémio da Bélgica
