Sebastian Vettel recebeu a primeira reprimenda da temporada e uma multa de 25 mil euros na sequência do incidente na pesagem durante a sessão de qualificação para o Grande Prémio do Brasil.
De acordo com os comissários, Vettel não quebrou o artigo dos regulamentos desportivos que obriga o piloto a desligar o motor do seu carro no momento em que chega à área da FIA na via das boxes.
“O piloto parou na garagem da FIA e acabou por desligar o motor, ainda que não na altura esperada num procedimento normal”, lê-se no comunicado da FIA.
Vettel utilizou depois o MGU-K do seu monolugar para reiniciar o motor e sair da zona da pesagem, algo que os comissários consideraram “não ser o procedimento normal, já que pode danificar as balanças, o que acabou por acontecer”.
Embora ninguém se tenha magoado, os comissários entenderam que Vettel provocou uma “situação potencialmente perigosa” e não cumpriu com as instruções dos elementos da FIA presentes no local, pelo que foi decidida a atribuição de uma reprimenda e de uma pesada multa ao alemão.