Fernando Alonso, nono na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha, acredita que a primeira linha da grelha de partida estava ao seu alcance apesar dos significativos danos no seu carro.
O piloto espanhol danificou o fundo do seu Aston Martin ao realizar uma incursão pela gravilha na sua primeira volta de saída da sessão em Barcelona.
“O Q1 provavelmente comprometeu tudo hoje”, disse Alonso, que será promovido a oitavo com a penalização atribuída a Pierre Gasly.
“Cometi um erro, fui para a parte húmida do circuito na última curva e perdi o carro. Isso saiu-nos muito caro porque a gravilha destruiu completamente o fundo.”
“Dói ainda mais porque era a volta de saída. Eu nem sequer estava a atacar. Por isso, sim, estou desiludido com o meu desempenho de hoje. Espero poder fazer melhor no domingo.”
No entanto, Alonso considera que um erro na sua volta rápida lhe roubou a possibilidade de lutar pelo segundo posto com o compatriota Carlos Sainz e Lando Norris.
“Segundo lugar, mesmo com o fundo naquele estado”, respondeu Alonso quando questionado sobre que classificação poderia ter alcançado.
“Porque a minha volta no Q3 ia ser 12.7 sem o erro da Curva 10. Fiquei surpreendido quando vi que o segundo e o terceiro tinham feito 12.7.”
“É por isso que estou otimista para amanhã, o carro parece ter muito ritmo.”