Jack Doohan fará a sua estreia num fim de semana de Fórmula 1 ao pilotar o carro da Alpine na sessão de abertura do Grande Prémio do México.
Membro da academia da Alpine desde o início do ano, Doohan foi o escolhido pela formação de Enstone para as duas sessões que a equipa está obrigada a dispensar para jovens pilotos durante a temporada.
O piloto de 19 anos substituirá Esteban Ocon no primeiro treino livre em solo mexicano e regressará ao habitáculo do A522 na sexta-feira do Grande Prémio de Abu Dhabi.
Doohan completou diversos testes com o monolugar de 2021 da Alpine desde o início do ano e teve recentemente a sua primeira experiência com o carro de 2022 durante um dia de filmagens da equipa em Monza.
O australiano, vice-campeão da Fórmula 3 em 2021, alcançou até agora três vitórias, seis pódios e três pole positions na sua temporada de estreia na Fórmula 2 e ocupa o quarto lugar no campeonato antes da ronda de Abu Dhabi.
“Estou extremamente grato à Alpine por me ter dado esta oportunidade de conduzir no treino livre no México”, disse Doohan. “É sempre uma enorme honra receber a responsabilidade de conduzir um carro de Fórmula 1, por isso ter a oportunidade num fim de semana de Grande Prémio é muito especial.”
“O derradeiro objetivo é fazer isto todas as semanas e esta experiência é mais um passo nesse sentido. Preparei-me o melhor que pude e penso que vai ser muito entusiasmante experimentar o carro neste tipo de circuito com a altitude elevada e a velocidade máxima muito alta.”
“Trabalharei arduamente, farei tudo o que a equipa estipular e, ao mesmo tempo, desfrutarei do momento, porque sei que vai ser uma oportunidade única.”
Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Alpine, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por anunciar que o Jack se juntará à equipa no México e pilotará para nós no primeiro treino livre.”
“Todos nós ficámos impressionados com a progressão do Jack em muitas áreas nesta temporada e ele merece esta oportunidade, que representa a continuação da aposta no seu elevado potencial.”
“É importante dar aos nossos jovens pilotos oportunidades de testar carros de Fórmula 1 e o nosso programa da Academia provou ser bem sucedido ao fazer exatamente isso.”
“Esperamos que o Jack trabalhe arduamente durante a sessão e tire o máximo proveito da experiência de estar envolvido num fim de semana de Grande Prémio de Fórmula 1.”